5 ferramentas essenciais para o sucesso da sua estratégia

Se o objetivo é usar ferramentas de estratégia de maneira eficiente, é necessário a escolha de um caminho válido e seguro para moldar o futuro da empresa da melhor maneira possível.

Missão, visão, valores, matriz SWOT entre outras, tem sido muito comentada desde a última década, essas ferramentas são realmente valorosas para o sucesso do planejamento, no entanto, é importante entender que os pilares de uma estratégia bem-sucedida, antecedem as metodologias e são a chave para que as corporações atinjam seus objetivos estratégicos.

Desta forma, listados a seguir, estão os pilares que devem ser o foco dos estrategistas no momento de planejar para mitigar armadilhas, problemas e fracassos:

Pessoas

A lógica de pensar nas pessoas como fator importante para o sucesso do planejamento é indiscutível, mas o mais importante é perceber que o processo estratégico nada mais é do que a gestão do pensar e agir estratégico das pessoas.

Para que um planejamento dê certo de fato, é necessário equilibrar os ambientes internos e externos da organização. Para chegar ao equilíbrio, a mudança tem que começar internamente, porque todos os envolvidos no planejamento precisam aceitar a estratégia como o centro de suas responsabilidades, isso implica em educação, treinamento, motivação, liderança, e na oferta de uma cultura participativa.

Pessoas motivadas ao objetivo da organização diminuem os corriqueiros problemas com equipes desalinhadas, sem foco e sem senso de pertencimento às estratégias corporativas, e a mitigação desses problemas inevitavelmente é igual ao aumento das vantagens competitivas da organização.

Conhecimento do Negócio

Antes de começar a desenhar o planejamento é preciso ter solidez, confiança no modelo de negócio da empresa, no posicionamento e nos mercados que exercem influência sob as relações organizacionais, ou seja, é necessário ter uma visão holística da corporação, porque entendimento das variáveis que exercem influência sob o negócio da organização é o que vai direcionar o planejamento estratégico. Sem esse conhecimento, o gerenciamento da estratégia estará comprometido.

A informação é o principal fator de sustentação da tomada de decisão, porque ela exerce o papel de direcionadora da estratégia empresarial, no Planejamento Estratégico, a tomada de decisão é o que vai definir como a empresa deve progredir, para isso é importante tomar decisões consistentes e certeiras.

Por melhor que seja a cultura organizacional, por mais satisfatória que seja a aderência dos envolvidos ao planejamento, se a estratégia não for bem direcionada, todos esses fatores estarão em risco.

Tecnologia

O processo de desenvolvimento e implantação da estratégia demanda muito esforço e tempo, tomar decisões suficientemente rápidas para que as ações necessárias sejam realizadas a tempo é crucial quando se pensa em otimizar a estratégia.

Otimização do planejamento, está intimamente ligada às soluções em tecnologia. A tecnologia aliada à estratégia corporativa é um ponto de efetividade nos processos estratégicos, porque além de promover a automatização da estratégia, traz pontos como a agilidade, a disponibilização de informações de maneira organizada e confiável, e mais do que isso, apoiam nas tomadas de decisão.

Como foi dito anteriormente, a dinâmica do planejamento é saber o que fazer e que decisões tomar, desta forma, quando se tem como aliados softwares e sistemas apoiando na disponibilização de informações indicando o que fazer, na gestão dos indicadores para avaliar a estratégia e no aumento das potencialidades dos processos empresariais, com certeza, os objetivos estratégicos organizacionais serão alcançados.

Metodologia

As metodologias no planejamento funcionam, sobretudo, como ferramentas para lidar de maneira mais eficaz com a estratégia corporativa. Aliadas às outras ferramentas estratégicas, elas são uma eficiente maneira de organizar e compartilhar o pensamento estratégico com as partes envolvidas no planejamento.

A ideia é oferecer da melhor maneira possível o pensamento estratégico à equipe envolvida, apresentando de forma clara onde a empresa está, para onde ela quer ir, que mudanças devem ser feitas e a estratégia que será utilizada para guia-la até os objetivos.

Com esses fatores em mente, a grande dúvida é, diante das inúmeras possibilidades, que metodologia utilizar no planejamento? Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que a metodologia certa é aquela que melhor se encaixa aos objetivos estratégicos da empresa, mas existe um leque de possibilidades que vai das mais famosas como a Análise SWOT, além da Análise Balanced Scorecard (BSC), as cadeias de valor de Poter, a metodologia de Planejamento de Cenários entre outras.

O importante na escolha da metodologia é ter em mente que ela precisa representar o seu planejamento da forma mais clara possível.

Gestão

Depois de definir como chegar ao objetivo estratégico, é preciso definir como será feita a gestão estratégica e quem será responsável pela gestão do Planejamento Estratégico. Estratégia e liderança são duas coisas inesperáveis, e o que a maioria dos estrategistas esquecem é que a jornada da estratégia exige liderança permanente.

Para que a estratégia dê certo, é preciso de esforço contínuo, avaliando e aperfeiçoando o planejamento quantas vezes forem possíveis, porque o planejamento é dinâmico.

Gerir a estratégia é liderar pessoas, comunicando o planejamento aos envolvidos e integrando as partes ao propósito da estratégia; gerir é superar desafios diários no esforço de colocar o planejamento na direção certa, gerindo conflitos de interesse e abrir mão de certas oportunidades por outras, por isso pode-se dizer que na gestão convergem as ferramentas pessoas, conhecimento, tecnologia e Metodologia.

A lógica é, gerir todos os fatores que cercam o planejamento da melhor forma possível buscando o sucesso da organização.

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