Como a liderança impacta nos processos de gestão empresarial

Com cenários cada dia mais complexos, o perfil e preparo dos profissionais que atuam como líderes têm influência significativa nos resultados da empresa. Exercer a liderança exige dedicação, qualificação e desenvolvimento pessoal contínuo.

É comum vermos equipes que foram mobilizadas e incrementaram seus índices de produtividade por conta da forma de agir do líder. Também é comum presenciarmos o processo contrário, resultados organizacionais ruins por conta do perfil do líder.

Uma gestão participativa é aquela em que há o estimulo à inovação, valoriza a participação das pessoas, gerencia a performance da organização por meio de indicadores e metas, utiliza-se de padrões de gestão do trabalho conhecidos e cumpridos por todos e é gerenciada por líderes autênticos e transformadores.

Em um processo de gestão empresarial é fundamental que as lideranças estejam engajadas no modelo escolhido e tenham internalizado a importância do desenvolvimento da cultura organizacional na equipe.

E é esse o ponto mais importante, porque o que faz uma empresa ser diferente de outra é justamente a sua cultura e como o líder integra essa cultura com as pessoas na hora de gerir. Cada organização tem sua lógica interna, suas crenças podem ser relativamente parecidas com a empresa concorrente, mas são muito diferentes na prática. O que tangibilidade essa diferença é a liderança.

Foco na estratégia

É perceptível que a organização que prega o foco na ausência de liderança pode ter problemas em relação a atitudes negativas das pessoas que essa falta de liderança pode gerar.

O compromisso com uma estratégia pelas pessoas é maior na medida em que elas têm confiança de que são capazes de alcançar o objetivo proposto percebendo como a estratégia é importante ou necessária para empresa.

Para que o processo de gestão empresarial funcione como o planejado, a liderança precisa trabalhar no intuito de remover os obstáculos para o alcance das metas estabelecidas fazendo com que os obstáculos sejam vistos como oportunidades e favorecendo ações para promover os resultados desejados.

Aumento dos resultados

A liderança sempre tem a ver com resultados. O papel do líder que é orientado para obter resultados é saber qual a estratégia empresarial a ser usada e a capacidade para gerar os resultados para a organização. Líderes de todos os níveis precisam obter resultados.

Uma liderança comprometida com os objetivos e com a estratégia da organização clara, é a única maneira de produzir resultados em termos de mais clientes, mais vendas e maiores lucros para a empresa.

Quando os colaboradores decidem respeitar a decisão de um líder, eles observam o que o seu principal gestor pensa e faz, de modo que acabam conhecendo bem quem realmente está à frente da engrenagem que move a estrutura.

Não podemos esquecer que o elo entre o processo de gestão empresarial e liderança é a comunicação interna. Os valores da empresa são percebidos pelas atitudes do líder, atitudes estas que estão presentes na comunicação face a face, na reunião com a equipe, no feedback às pessoas, na negociação com departamentos da empresa, para destacar algumas situações.

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