Como envolver o funcionário no planejamento estratégico da empresa?

Empresas que estão preocupadas com o seu sucesso já sabem que o segredo da ascensão está no cultivo de uma equipe eficiente e capacitada.

Nesse contexto, para que possam trabalhar em conjunto no crescimento do negócio, deve-se incluir o funcionário no planejamento estratégico.

planejamento estratégico é um instrumento utilizado para orientar os caminhos que levam ao desenvolvimento de uma organização. E engana-se quem pensa que ele é uma tarefa restrita aos gestores e líderes do alto escalão: envolver os colaboradores nesse processo é fundamental para alcançar bons resultados.

A participação das equipes facilita que as metas sejam atingidas. Continue a leitura e descubra como isso acontece!

Qual o papel do funcionário no planejamento estratégico de uma empresa?

Quando a diretoria começa a traçar seus planos e metas dentro de um planejamento estratégico, essas estratégias devem ser repassadas aos colaboradores. Afinal, sem conhecer o que a empresa espera do futuro, é impossível desempenhar um trabalho totalmente alinhado com esses objetivos.

Ao inserir o funcionário no planejamento estratégico da empresa, as equipes conseguem entender exatamente o seu papel nessa importante missão e, assim, podem atender às expectativas dos diretores.

Entretanto, para que produza os efeitos necessários, os gestores devem investir no desenvolvimento das competências, tanto nas que o colaborador já carrega como nas que ele pode adquirir. Trabalhar na formação contínua do potencial dele traz inúmeros benefícios, como:

  • diminui os índices de turnover;
  • o colaborador, quando sente que é valorizado, trabalha mais motivado;
  • a empresa pode potencializar as habilidades mais adequadas para cada função;
  • a organização ganha visibilidade como empregadora no mercado, atraindo bons profissionais.

Como o gestor pode ajudar o profissional a desenvolver novas habilidades?

Toda empresa deve entender que o desenvolvimento do capital humano é a chave para que as operações sejam executadas de acordo com as políticas de organização. Resultados de sucesso dependem, diretamente, do triunfo individual e coletivo dos trabalhadores.

O mundo corporativo exige que as empresas e seus colaboradores estejam em constante desenvolvimento. As relações comerciais e seus principais instrumentos são pautados no dinamismo, que promove constantes mudanças. Toda mudança exige uma adequação, do contrário, o negócio fica para trás. E nela se inclui a capacidade de gerenciar e desenvolver pessoas.

Quando o assunto é o desenvolvimento de competências dos colaboradores, os líderes de setor têm o papel de orientar os indivíduos nesse caminho, buscando a melhoria dos processos e trabalhando novas metodologias de trabalho para exercer, na prática, o que é esperado pela teoria.

Treinamentos presenciais e online, reuniões recorrentes e a implementação de uma política de feedback são algumas das ferramentas que podem ser adotadas. O resultado é o desenvolvimento do negócio como um todo.

Quais são as habilidades indispensáveis?

O mercado de trabalho exige que os bons profissionais apresentem algumas habilidades específicas. Portanto, se você já entendeu a importância de incluir o funcionário no planejamento estratégico, separamos 5 dessas competências indispensáveis para o seu time. Conheça.

Proatividade

Se a organização já tem como procedimento de praxe contratar profissionais que são naturalmente líderes e flexíveis, a proatividade é uma habilidade fundamental para aflorar esse perfil. Um colaborador proativo identifica com facilidade as mudanças que devem acontecer, promovendo uma atuação estratégica e analítica, solucionando imprevistos com rapidez e minimizando os possíveis impactos negativos de um problema.

Comunicação

Comunicação, persuasão e negociação andam lado a lado e são fundamentais para o bom relacionamento interpessoal e clima organizacional, bem como para o trato com os clientes e fornecedores. Ao inserir a comunicação como parte do planejamento estratégico, a empresa fica aberta ao diálogo, incentiva que os colaboradores exponham novas ideias e ainda tem resultados positivos nos processos relacionados a vendas de produtos e serviços.

Gerenciamento do tempo

O gerenciamento do tempo é uma habilidade fundamental para garantir a produtividade e eficiência nos processos. Colaboradores que sabem gerenciar a sua própria rotina identificam facilmente quais são as prioridades dentro das suas atividades diárias. Dessa forma, dificilmente deixam de atender aos prazos, resolvem problemas com agilidade e ainda cumprem sua carga horária sem necessitar de horas extras.

Facilidade para o trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é uma arte e, quando os colaboradores não a dominam, a tendência é o surgimento de conflitos que podem prejudicar o bom andamento dos processos de produção.

O problema é que, muitas vezes, os próprios líderes de setor não têm essa capacidade bem desenvolvida. Essa carência prejudica a comunicação e, consequentemente, tem efeito negativo no relacionamento interpessoal e nos resultados esperados. Diante desses fatores, o trabalho em equipe deve ser uma aprendizagem contínua entre todos os componentes de uma empresa, não apenas dos colaboradores.

Flexibilidade

Diante de um cenário tão dinâmico no mundo corporativo, cada mudança necessita que os processos e os próprios colaboradores também se transformem para trabalharem de maneira alinhada a essas novidades. Todo profissional precisa ser flexível, capaz de se adaptar a mudanças sem afetar o seu desempenho. A resiliência é uma das competências mais esperadas para o futuro do trabalho, fique de olho!

Qual a importância de trabalhar as competências já adquiridas?

Inserir o funcionário no planejamento estratégico por meio do desenvolvimento de competências alinhadas aos objetivos da empresa não significa que a organização deve optar por profissionais sem nenhuma experiência e, assim, moldá-los de acordo com suas convicções.

O desenvolvimento de pessoas deve proporcionar o crescimento do negócio por meio de uma base sólida e bem fundamentada. A política deve ser voltada ao aperfeiçoamento de colaboradores, para que o seu conhecimento possa acrescentar novas ideias ao planejamento estratégico, ao mesmo tempo em que a empresa colabora para potencializar essas características já adquiridas.

Quando as organizações se preocupam com essas competências, os processos de recrutamento e seleção tornam-se mais eficientes. Aliadas a programas de incentivo à educação, como cronogramas de treinamento, cursos e outras medidas que buscam melhorar a habilidade das suas equipes, a empresa assume o papel de boa empregadora no mercado de trabalho.

Com isso, cria um ciclo de desenvolvimento de equipes de alta performance, atuando em conjunto com o negócio nas estratégias utilizadas para alcançar os melhores resultados. Profissionais que têm conhecimento, habilidades e atitudes de valor atuam como peças de um quebra-cabeças que só pode ser montado com sucesso se estiverem alinhadas.

Quem já entendeu que inserir o funcionário no planejamento estratégico da empresa é importante e trabalha no desenvolvimento das equipes, já está alcançando a excelência no trabalho e promovendo a manutenção da produtividade, qualidade dos serviços e satisfação dos clientes. Não perca tempo, faça esse investimento você também!

Continue se informando a respeito do desenvolvimento de colaboradores. Leia agora mesmo o nosso artigo sobre as diferenças entre treinar e desenvolver pessoas. Até breve!

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