Cultura Organizacional: entenda o que é, como funciona e qual a sua importância!

O conceito de cultura organizacional está, cada vez mais, popular nos ambientes empresariais. Hoje, fala-se muito no tema, em função do surgimento de empresas com uma cultura jovem e descontraída — como no caso de gigantes, como o Google e o Facebook, entre outros.

No entanto, esse espírito não se constrói da noite para o dia: ele precisa ser enraizado na companhia. Apesar disso, é possível transformar gradativamente os comportamentos, valores e hábitos coletivos na organização. De modo a fortalecer relações sadias entre os funcionários, gestores e, até mesmo, os consumidores do negócio.

Quer entender mais sobre o conceito de cultura organizacional e como ele se aplica no cotidiano das empresas? É disso que vamos falar no nosso artigo. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda o conceito de cultura organizacional

A cultura organizacional é a união de uma série de elementos comportamentais e de metodologias de trabalho que influenciam na rotina da empresa. Ou seja: é a forma como ela conduz os seus negócios e interage com seus funcionários e consumidores.

Alguns fatores que influenciam na cultura organizacional são:

  • as práticas e valores da empresa;
  • o comportamento individual e coletivo dos funcionários;
  • os processos e metodologias aplicadas no cotidiano da empresa;
  • a linguagem que ela utiliza para se comunicar com seus colaboradores e consumidores;
  • entre outros.

Portanto, a cultura organizacional pode ser definida como a essência da empresa. Ela garantirá que os funcionários estejam em sincronia com os seus princípios e se mantenham engajados nas missões propostas pela organização.

Conheça os diferenciais entre cultura e clima organizacional

clima organizacional é o resultado da cultura empresarial. Quando os integrantes da empresa estão em harmonia com o ambiente e os propósitos da organização, o reflexo disso é um clima sadio. Além disso, enquanto a cultura pode ser descrita como algo mais duradouro, já que consiste em uma série de elementos, o clima organizacional pode estar sujeito a mudanças, devido às transições que a empresa vive.

A demissão de um líder, más contratações e alterações nos processos internos, por exemplo, são alguns fatores que podem influenciar o ambiente. Porém, embora essas questões possam fragilizar o clima organizacional, eles não são suficientes para transformar a cultura como um todo.

Veja como funciona a cultura organizacional

Mas, afinal: como é possível implementar uma cultura organizacional positiva na empresa? É comum que a cultura seja muito próxima aos ideais e princípios dos seus fundadores e dirigentes. Ainda que cada indivíduo tenha a sua participação no ambiente, são aqueles em cargos administrativos mais altos que dão o exemplo aos demais e instauram a cultura organizacional.

No entanto, um bom planejamento estratégico pode ajudar a implementar a cultura organizacional, desde que ela ocorra em todos os processos da empresa. Abaixo, listamos algumas ações que podem ajudar no desenvolvimento de um ambiente empresarial harmonioso. Confira!

Cuidados no recrutamento

As novas contratações devem ser alinhadas com os princípios da companhia. Portanto, é importante que os novos funcionários se identifiquem com os processos e objetivos da empresa.

Boa comunicação interna

Manter um diálogo aberto e transparente com os funcionários é a melhor forma de construir uma cultura organizacional positiva, já que permite o desenvolvimento de ideias e evita ruídos na comunicação.

Exemplos de liderança

Incentivar o espírito de liderança dentro da empresa é uma maneira de estimular os funcionários a desempenharem suas funções com excelência e transmitir exemplos positivos para os colegas. Isso ajuda a transformar o ambiente empresarial em um local seguro e, ao mesmo tempo, desafiador.

Além disso, também é importante que a empresa desenvolva estratégias de retenção de talentos. Dessa forma, evita-se a elevada rotatividade dos funcionários, o que permite o desenvolvimento de uma cultura organizacional sustentável.

Confira os componentes da cultura organizacional

Ela é constituída de três níveis, que podem ser fáceis ou difíceis de se perceber. Abaixo, explicamos cada um deles. Confira!

Artefatos

Trata-se da camada mais exposta da cultura organizacional e é considerada o primeiro nível dela. São os aspectos mais perceptíveis e visíveis, tais como: a hierarquia e o organograma da empresa, a formalidade, produtos, a linguagem e os padrões que demonstram o ambiente.

Valores compartilhados

O nível seguinte da cultura organizacional, é o compartilhamento de valores. Apesar de ser mais profundo, em relação aos artefatos, esses elementos não são totalmente imperceptíveis. São exemplos desse nível: os valores estabelecidos pelos criadores da empresa, as normas e a cultura organizacional.

Pressupostos

Na camada mais profunda da cultura organizacional estão os pressupostos, que representam o terceiro nível. Trata-se de características que já fazem parte da essência da organização e que, dificilmente, poderão ser mudadas. Nesse nível, encontram-se as convicções e conceitos, além do propósito da empresa, em geral.

Entender essas três camadas é importante para compreender se a cultura organizacional está em sintonia com todos os processos da empresa e, assim, propor mudanças construtivas e eficientes para transformar o ambiente em um local mais agradável para todos.

Entenda a importância da cultura organizacional

A cultura organizacional é um importante elemento que pode trazer uma série de benefícios para a empresa, especialmente aos seus colaboradores. Um deles é a retenção de talentos: quanto melhor for o ambiente de trabalho, maiores são as chances de os profissionais qualificados permanecerem dentro da empresa por mais tempo.

Além disso, outra vantagem é o aumento da produtividade dos funcionários. Em um ambiente sadio, os colaboradores tendem a se sentirem mais motivados e, em função disso, realizam suas atividades com mais foco e atenção nos resultados.

Enfim, o fortalecimento das relações internas também é outro grande benefício de implementar a cultura organizacional na empresa. Com isso, a equipe se comunica com maior clareza e atua em sintonia com os valores e objetivos da empresa.

Investir na cultura organizacional pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da empresa. No entanto, é preciso planejar a implementação e trabalhar com as ferramentas certas para construção de um ambiente empresarial agradável.

E então, gostou do nosso artigo? Então, entre em contato com a Simeon para conhecer nossas soluções em gestão!

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