Gestão de conflitos: como resolver no ambiente de trabalho?

Manter um clima organizacional positivo e ambiente de trabalho agradável dentro da empresa é essencial para aumentar a produtividade e garantir que os colaboradores gerem bons resultados. Porém, conflitos entre membros do time ou gestores são quase inevitáveis.

Afinal, cada colaborador é único, possuindo particularidades relacionadas à personalidade e forma de trabalhar, o que pode resultar em atritos. Nesse aspecto, uma das funções de um gestor de RH está relacionada à gestão de conflitos.

Isso significa que é preciso intervir de forma a auxiliar na resolução de adversidades dentro da empresa, evitando que pequenos atritos se tornem grandes problemas para a organização como um todo.

Dessa forma a gestão de conflitos se mostra como uma maneira de solucionar atritos internos da organização de maneira assertiva. Com isso, há melhorias no ambiente de trabalho e clima organizacional, o que impacta positivamente a produtividade da equipe e satisfação dos colaboradores.

Quer saber como fazer uma gestão de conflitos eficiente na sua empresa? Continue a leitura e descubra algumas dicas!

Desenvolva competências comportamentais na equipe

A gestão de conflitos não atua apenas quando a adversidade é detectada, o que significa que ela também deve atuar na prevenção de atritos dentro da empresa. Para isso, é muito importante qualificar a equipe para que todos sejam capazes de resolver desentendimentos de forma simples e tranquila, sem que aquilo se torne um problema maior para a organização como um todo.

Portanto, busque ou crie capacitações para desenvolver competências comportamentais na sua equipe. Algumas habilidades importantes nesse sentido são:

  • empatia;
  •  comunicação;
  • solução de problemas;
  • autoconhecimento.

Ao proporcionar o desenvolvimento dessas habilidades no time, você atua de forma a garantir uma boa convivência dentro da empresa, evitando conflitos mais sérios.

Incentive o feedback

Parece clichê, mas é verdade: ninguém é perfeito. Isso significa que os seus colaboradores, sejam gestores, sejam profissionais que ocupam funções mais operacionais, possuem falhas. São esses pontos que podem acabar comprometendo o ambiente de trabalho e gerando conflitos para o negócio.

Uma forma de evitar maiores atritos é o incentivo do feedback direto. Isto é, os profissionais precisam ser capazes de dar feedback, tanto para os gestores quanto para os colegas, sobre o desempenho profissional de cada um e o comportamento, apontando pontos a serem melhorados e potencialidades. Portanto, capacite a equipe para usar as técnicas de feedback de maneira adequada, possibilitando que essa ferramenta tenha um efeito positivo no comportamento e no trabalho dos colegas.

O feedback sanduíche e feedbacks voltados para o comportamento dos profissionais, e não para a personalidade ou outras características pessoais, podem ser algumas boas estratégias. Além disso, certifique-se de que a comunicação é bilateral na empresa, o que faz com que todos se sintam confortáveis para expor suas opiniões com tranquilidade.

Investigue a fundo as causas de conflitos

Quando há um conflito entre dois colaboradores, é importante investigar a fundo as causas para resolver a situação e evitar que ela se repita. Isso significa que não basta colocar os dois profissionais para conversar até que eles se resolvam. É importante que você entenda o que, no ambiente social da empresa, está possibilitando que esses conflitos ocorram.

Dessa forma, você passa a ter uma atuação mais abrangente e global no negócio, o que permite que não só aquele conflito específico seja resolvido, mas que vários outros conflitos sejam evitados a longo prazo.

Elimine falhas de comunicação

Você já teve algum problema devido à fofoca dentro da empresa? Pois saiba que isso é mais comum do que você imagina! Quando as informações não são claras ou existem muitos impedimentos para que a comunicação interna ocorra de forma eficaz, há a abertura de espaço para a fofoca. Isso traz uma série de problemas para a empresa, gerando sérios conflitos dentro do negócio.

Portanto, faça um diagnóstico da comunicação interna da companhia. Busque entender quais são os meios mais eficazes para a sua empresa e quais são os principais gargalos. Você pode descobrir, por exemplo, que seria necessário implementar um canal exclusivo de comunicação corporativo, como a intranet ou aplicativos voltados para isso.

A partir disso, crie planos de ação para solucionar esse problema, como a implementação de sistemas de comunicação e capacitação dos colaboradores. Além disso, melhore a gestão do conhecimento por meio de documentação de processos e softwares.

Dessa foma, você investe em em uma comunicação interna eficaz e transparente dentro da empresa, o que melhora o ambiente da empresa como um todo. Com isso, não só evita fofocas, mas também uma série de outros problemas que poderiam gerar atritos dentro do negócio.

Solucione o problema com todos os envolvidos

Quando há um conflito, sempre existe mais de um envolvido na história. Nesse momento, é importante que você fique neutro e escute os dois lados, buscando entender qual o ponto de vista de cada um e qual a melhor solução para a situação específica.

Isso significa que não basta atuar apenas com o gestor ou com determinado colaborador dentro da empresa. Para uma solução eficaz, é importante que todos os envolvidos sejam incluídos no processo e que eles mesmos cheguem a uma conclusão sobre a melhor forma de resolver o conflito.

Tenha uma cultura interna forte

A cultura da empresa envolve a missão, visão e valores do negócio. Porém, além disso, ela também inclui princípios a serem respeitados e padrões comportamentais que são esperados de todos os profissionais que fazem parte do time.

Portanto, invista em uma cultura forte para o negócio. Isso significa que, além de criar diretrizes bem estabelecidas, é importante que elas sejam divulgadas e assimiladas por toda a equipe, de forma que os colaboradores se engajem nos comportamentos que são esperados deles. Dessa forma, você conta com um time alinhado e eficiente, evitando conflitos devido a comportamentos indevidos dentro da empresa.

Documente o processo

A gestão do conhecimento é essencial para que os problemas da organização não se repitam no futuro. Portanto, diante de planos de ação para gestão de conflitos e de discussões para solução de atritos, documente todo o processo.

Isso é importante uma vez que você ou outras pessoas da empresa podem consultar esses documentos no futuro e, com isso, evitar o retrabalho para solucionar possíveis problemas que venham a surgir.

Implementar uma gestão de conflitos eficiente dentro da empresa é essencial para evitar atritos entre os membros do seu time. Com isso, você é capaz de melhorar o ambiente organizacional, aumentando a produtividade da equipe.

Além disso, evita que os conflitos cheguem até o cliente final, o que poderia causar perda do público e prejudicar a imagem da sua marca como um todo. Por fim, um ambiente sem conflitos é essencial para manter a satisfação do time e ainda atrair os melhores talentos do mercado para o seu negócio!

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