Gestão de indicadores: como fazer de forma eficiente?

Como anda a saúde financeira da sua empresa? Quais são os principais objetivos do seu negócio a curto, médio e longo prazo? O quão perto você está deles? Esses questionamentos são essenciais para o bom funcionamento da sua empresa e todos podem ser resolvidos com uma boa gestão de indicadores.

Quer entender o que significa esse conceito e como fazer uma gestão de indicadores eficiente? Leia agora mesmo o nosso artigo, que abrange esse assunto, e descubra!

O que é e qual a importância da gestão de indicadores?

Para crescer e investir na melhoria contínua dos processos e desempenho da sua empresa, é essencial que você entenda onde está hoje e onde quer chegar. Além disso, é preciso mensurar periodicamente os seus resultados para ter clareza da evolução e performance do negócio.

É exatamente aí que entra a gestão de indicadores. Ela é um processo de monitoramento e avaliação de todos os processos da sua empresa, assim como dos resultados gerados por eles. Com isso, você é capaz de mensurar a eficiência e qualidade de cada um deles e ainda identificar falhas e gargalos que podem ser resolvidos.

Para entender melhor, imagine que um dos objetivos do seu negócio é a redução de custos operacionais da empresa. Para isso, você cria uma série de planos de ação, intervindo em todos aqueles processos que acredita que gera gastos indevidos.

Com a gestão de indicadores, você é capaz de estabelecer um indicador numérico e objetivo para essa meta, mensurando os seus resultados constantemente para identificar se os planos de ação implementados estão sendo eficientes. Além disso, você consegue perceber atitudes que não atingiram os objetivos esperados e, a partir disso, modificar os processos a fim de potencializar os seus resultados.

É por isso que a gestão de indicadores é tão importante para as empresas. A partir dela, você é capaz de mensurar os seus resultados como um todo, de forma objetiva e numérica e também gera insumos para a tomada de decisão mais consciente sobre o futuro do negócio.

Além disso, você atua na melhoria contínua da empresa, o que pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no mercado, crescer e alcançar o sucesso!

Quais são os principais indicadores de um negócio?

Existe uma série de indicadores que podem ser utilizados pela sua empresa, dependendo dos seus objetivos e necessidades específicas. Conheça agora alguns deles!

Lucratividade

Esse indicador demonstra quanto foi o lucro da sua empresa em relação ao faturamento. Ou seja, é o percentual do seu lucro em relação ao quanto você recebeu dos seus clientes.

ROI

Você precisa investir no seu negócio, mas sabe quanto ganha com cada um desses investimentos? É exatamente para isso que serve o ROI.

O ROI (Retorno sobre investimento) é um indicador que demonstra quanto, monetariamente, você ganhou a partir de cada um dos investimentos realizados (como modernização dos equipamentos, treinamento da equipe, compra de um software, entre outros).

Ticket Médio

Esse indicador mostra quanto você recebeu de cada cliente, vendedor ou produto, sendo que a referência para o cálculo do Ticket Médio depende da necessidade do seu negócio.

Portanto, com ele, você é capaz de calcular uma média de quanto cada cliente gasta na sua loja, o valor que cada vendedor gera para o negócio ou a média de faturamento com cada um dos seus produtos ou serviços.

Turnover

O turnover é o índice de rotatividade da sua equipe. Isso significa que esse indicador mostra quanto tempo seus funcionários permanecem na empresa, indicando problemas no setor de gestão de pessoas do negócio.

Satisfação dos clientes

Garantir a satisfação dos clientes é essencial para identificar problemas com seus produtos, serviços ou atendimento da empresa. E existem formas simples de mensurar esse indicador, como com o uso do NPS (Net Promoter Score).

Esse indicador se baseia em apenas uma pergunta — de 0 a 10, o quanto você indicaria esse produto/serviço para outra pessoa? — e consegue refletir de forma simples e objetiva a satisfação dos seus clientes.

Como realizar uma gestão de indicadores eficiente?

Revise (ou crie) o seu planejamento estratégico

Estude o planejamento estratégico da sua empresa e busque entender quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Além disso, entenda bem a sua missão, visão e valores. Esses dados são a sua principal referência para uma gestão de indicadores eficiente.

Caso ainda não tenha um planejamento estratégico bem estruturado no seu negócio, invista na criação de um. Para isso, busque metodologias que se adequem às características e necessidades da sua empresa.

Defina os indicadores e metas

Com o planejamento estratégico em mãos, defina quais são aqueles indicadores que devem ser utilizados para refletir os seus objetivos estratégicos.

Não existem indicadores padronizados que devem ser utilizados por todas as empresas, independente das características próprias. É importante que você conheça muito bem cada um deles para escolher aqueles que realmente são úteis no seu negócio.

Além disso, é importante estabelecer metas realistas que servirão para guiar e motivar a sua equipe de colaboradores.

Acompanhe os resultados regularmente

Mensure os indicadores com uma periodicidade preestabelecida, como a cada 3, 6 ou 12 meses. Com isso, você é capaz de acompanhar os seus resultados e entender quais são aqueles processos e planos de ação que estão gerando os resultados esperados.

Além disso, você diagnostica problemas rapidamente, podendo intervir antes mesmo de sofrer grandes consequências.

Use um software de gestão

Um software de gestão pode ser o seu maior aliado na gestão de indicadores do negócio. Isso porque ele permite que você insira todos os resultados organizacionais da empresa e, a partir deles, calcula automaticamente cada um dos indicadores.

Alguns programas também oferecem a opção de um dashboard simples e intuitivo, no qual você consegue acompanhar, em tempo real e de forma visual, os resultados da empresa e as metas estipuladas.

Faça as mudanças necessárias

Com a gestão de indicadores eficiente, pode ser que você identifique problemas nos processos ou, até mesmo, nos indicadores e metas estipulados.

Nesse caso é essencial que você faça as mudanças e adaptações necessárias para garantir os melhores resultados para o seu negócio. A partir disso, continue acompanhando o desempenho e invista na melhoria contínua da empresa.

Realizar uma gestão de indicadores eficiente é essencial para entender a situação atual do seu negócio e investir no crescimento e desenvolvimento da empresa como um todo. Dessa forma, você é capaz de alcançar os seus objetivos estratégicos e, com isso, ganhar vantagem competitiva no mercado!

Aproveite e entre em contato com a Simeon agora mesmo e descubra todas as soluções que podemos oferecer em relação à gestão de indicadores do negócio!

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