O líder que descomplica o Planejamento Estratégico

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Indiscutivelmente, o tema estratégia é um dos mais falados dentro das organizações. Perguntas como: qual vai ser a nossa estratégia? Ou qual será o próximo passo para atingirmos os objetivos? São feitas diariamente.

Porém, não é só na sua empresa que essas perguntas ou até mesmo o tema estratégia está em pauta, afinal de contas, estamos falando de um tema que faz parte das discussões dentro de grande parte das organizações do mundo, inclusive dento da empresa do seu concorrente.

O ponto chave é entender que mesmo se falando tanto sobre estratégia, nem sempre as organizações conseguem ter definido com clareza para onde elas querem ir e em onde canalizar os esforços para chegar ao destino almejado.

Isso na prática é aquela sensação de muitos líderes que a organização está parada no tempo, que os esforços internos estão sem foco ou que é preciso mudar o mais rápido possível para que a empresa possa crescer.

Se essa é a realidade da sua empresa, o primeiro passo para a mudança é entender que o futuro é construído a partir da ocupação e não da preocupação. Pare de se preocupar com números da sua empresa e comece a ocupar-se com ela trabalhando para em prol da mudança.

Só assim você poderá transformar:

  • A volatilidade da empresa em visão;
  • A incerteza em clareza;
  • Complexidade em simplicidade;
  • Ambiguidade em foco.

O porquê dessas transformações é simples: se a sua empresa não mudar, se tornará irrelevante no mercado e a vantagem é de quem cria as mudanças, não de quem se adapta às mudanças, já que evidentemente, a simples adaptação não é o suficiente para manter uma organização perene.

Então, como transformar a empresa em uma organização focada nos resultados, trabalhando em prol dos objetivos e de um futuro cada vez mais satisfatório? A resposta está na estratégia!

A estratégia é o instrumento poderoso para que uma organização possa atingir todos os objetivos e ao mesmo tempo tornar-se uma empresa inovadora orientada para o futuro.

O problema é que quando lemos a maioria livros ou temos acesso aos métodos tradicionalistas que tentam orientar empresas à uma estratégia, tudo parece muito difícil, cheio de processos custosos que parecem ser infinitos e que podem demandar muito tempo dos gestores para que se possa ver algum resultado.

Por isso, a Simeon criou um método para descomplicar o planejamento estratégico. Um processo simples dividido em 5 etapas para que empresas tracem estratégias de sucesso e as transforme em resultados efetivos.

A primeira etapa: Qual o propósito da sua empresa?

A primeira etapa consiste em definir qual é a força motriz do seu negócio, o propósito que levou ao surgimento da organização, o motivo pelo qual ela existe e opera.

Propósito não é uma causa, não é a missão, os valores ou o posicionamento. O propósito nasce da alma da organização, é o sonho original que inspira a sua existência e o que vai motivar, guiar e sustentar todos os processos de mudança dentro do negócio.

Toda empresa tem um propósito, mas a maioria dessas empresas tem definido, esquematizado e intrínseco qual o seu verdadeiro propósito.

O processo de definição do real propósito de uma organização começa a partir da resposta para 4 perguntas-chave:

1.    O que a sua organização faz que é considerado único?

2.    Qual é o principal aspecto que distingue a sua organização dos concorrentes?

3.    Se a sua organização deixasse de existir hoje, o que o mundo perderia?

4.    Quais as principais necessidades do mundo que a sua organização resolve?

Com essas perguntas respondidas já temos a noção do motivo pelo qual a organização existe, opera, e o quê a motiva para que se possa desenvolver uma estratégia e desenvolver-se continuamente.

Segunda etapa: Os fatores-chave de êxito

Certamente você conhece organizações que deixaram de ser vistas como simples empresas, passaram a ser símbolo de desejo por parte dos consumidores e são sempre lembradas por apresentarem produtos de qualidade, inovadores, com design atrativo e símbolos de status.

E na sua empresa, por que as pessoas desejam comprar os produtos e/ou serviços que ela oferece? A resposta para essa pergunta serão os seus fatores-chave de êxito, ou seja, os fatores que são percebidos pelos clientes, que precisam ter atenção especial no processo de desenvolvimento e que vão dar forma e sentido à estratégia.

Terceira etapa: As dimensões da Estratégia

Nesta etapa, o ponto é dar forma à estratégia e aos processos para a mudança. Consiste em definir o que a sua organização pode fazer para satisfazer os clientes em cada um dos fatores-chave de êxito. Se um dos fatores-chave foi o preço, por exemplo, quais as atividades essenciais que a organização pode fazer para satisfazer essa necessidade/motivação do consumidor?

Quarta Etapa: As atividades chave para o desenvolvimento

Estabelecidas quais os fatores que motivam os clientes a consumirem os produtos e/ou serviços da organização e quais são as atividades essenciais que se pode fazer para conseguir satisfazer da melhor forma possível os fatores de motivação, esta etapa consiste no primeiro passo para a execução do processo de mudança e delineamento da estratégia de fato.

Agora, defina quais são a ações, ou seja, o que a sua empresa deve realizar em cada dimensão e quais são as áreas responsáveis por cada ação, para então fazermos a estratégia acontecer.

Quinta etapa: O passo a passo para a mudança

Depois da definição das etapas anteriores, agora é o momento de organizar todo o processo estratégico por meio de uma agenda de mudanças.Descreve-se nesta etapa, de acordo com cada atividade chave, onde a sua empresa está e para onde ela quer ir.

Além de deixar visual o processo de mudança, essa etapa serve para fazer com que os líderes da organização reflitam sobre o negócio como um todo e indique pares do que, para quê (que mudanças necessárias podem melhorar substancialmente o comportamento das pessoas e o resultado da empresa).

Definido todo esse processo, agora é hora de colocar a mão na massa, estabelecendo um prazo para cada uma das mudanças já definidas e quem são os responsáveis por cada mudança.

O importante nesse método é entender que uma etapa é dependente da outra, por isso é necessário se esforçar no trabalho de cumprir cada atividade de cada etapa para que então, a sua empresa possa se tornar uma organização focada na estratégia e capaz de transformar estratégia em ação, e ação em resultados.

Por: Equipe Simeon

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