Porque a falta de processos definidos afeta a lucratividade da empresa

Independentemente da situação econômica, indiscutivelmente, as empresas bem-sucedidas são as que têm seus principais processos bem definidos, implementados e avaliados.

A gestão por processos é uma alternativa vantajosa para o gerenciamento das empresas, através dos processos eficientes as organizações aperfeiçoam a capacidade de prever, gerenciar e responder às mudanças do mercado.

Porém, se a empresa não apresenta processos bem definidos ela poderá enfrentar vários problemas quanto a operacionalização das atividades, desempenho do pessoal e qualidade dos serviços e produtos prestados que afetarão diretamente na lucratividade da organização.

Falta de processos = problemas com a lucratividade

A estruturação da empresa por meio de processos proporciona clareza e objetividade na, proporcionando maior desempenho ao fornecimento dos produtos e serviços, uso eficiente dos recursos, além da definição adequada das responsabilidades de cada um dos envolvidos, o que gera a eliminação de custos para a empresa devido à eliminação de atividades menos importantes.

Para que a empresa passe por esse aperfeiçoamento é necessário encarar a gestão de uma empresa como um fluxo composto por diversos processos que levam ao objetivo final: entregar um produto ou serviço de qualidade, atração clientes e a alta lucratividade.

Um fator bastante afetado pela falta de processos é a eficiência do trabalho das equipes. Processos bem definidos evitam atrasos, retrabalho e diminuem os riscos com erros causados por colaboradores que não entendem claramente seu papel dentro da empresa.

Se a definição de processos ajuda os funcionários de sua empresa a trabalharem de forma mais eficiente e consequentemente a diminuir gastos com desperdícios e perdas, a definição dos processos também irá refletir na qualidade do seu produto ou serviço prestado. Com os processos bem definidos, a empresa evita que muito importante seja excluído de um processo de vendas ou mesmo no desenvolvimento de um produto e afete na lucratividade da mesma.

Como definir os processos da empresa?

Definir os processos pode ser tão trabalhoso quanto mantê-los funcionando. O primeiro passo é incluir todos os colaboradores ao processo desde o início do mapeamento, começando por aqueles que são mais fundamentais como os analistas e gestores.

O próximo passo é mapear os processos que para a empresa são mais importantes. Depois os coloque em prática e os acompanhe, juntamente com quem vai executa-los. A partir disso, é possível começar a definir os processos menores até que toda a operação esteja relacionada. Lembrando que a identificação dos problemas nos processos não é sempre imediata, requer muito esforço na hora de mapeá-los.

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